Painéis Solares no Leroy Merlin? (Eco-Escolas)

Mai 31 2021

Dois jovens repórteres do ambiente, no dia 18 de março, foram ao Leroy Merlin de Matosinhos, tendo-se deparado com a existência de painéis solares, nos lugares de estacionamento. Estes lugares estavam, de certa forma, a ser utilizados de uma forma inteligente, pois não só serviam para captar e aproveitar energia solar, mas também estavam a ser utilizados como tapa-sol para as viaturas aí estacionadas.

Os painéis solares são uma tecnologia que transformam a energia solar, que é uma fonte de energia contínua e limpa, em eletricidade limpa. Além disso, ainda podemos dizer que a sua manutenção é simples, praticamente inexistente e a tecnologia fotovoltaica é silenciosa, etc.

Contudo, não podemos falar só de vantagens, dado o seu preço elevado e a sua pouca eficiência nos dias/períodos do ano em que não há sol.

A energia solar está-se a destacar como fonte alternativa para geração de energia elétrica em todo o mundo. É uma fonte abundante mesmo em países do norte do globo, considerados mais frios. No verão, o sol brilha e fornece o calor necessário para que haja produção desse tipo de energia. Os governos e as empresas privadas estão cada vez a investir mais nessa solução como forma de impactar menos o planeta e obter redução de custos, além de diminuir a dependência de combustíveis fósseis que são mais poluentes e esgotáveis.

O país que mais possui energia solar instalada é a China, tendo como capacidade total 78 100 MW.

Com este trabalho pudemos ver o quão útil a energia solar pode ser para nós, seres humanos, e para o ambiente, não o agredindo e criando um lugar melhor para vivermos através de técnicas avançadas, visando o bem-estar da população, da fauna e da flora.

Aproveitemos a energia do sol ao invés de usarmos energias maléficas como o petróleo. Pode ainda ser considerada uma solução cara para estes fins, mas brevemente será mais utilizada dado o seu custo estar a baixar gradativamente.