O papel da mulher no mercado de trabalho

6ºB acolhe sessão sobre igualdade de género em sala de aula

Parceria da Teach for Portugal com a Fundação Vasco Vieira de Almeida

No âmbito do Dia Internacional da Mulher, os alunos do 6.º B da Escola Básica de Perafita receberam na sua aula de cidadania as convidadas Drº Isabel Gião de Andrade e Drª Inês Azeredo Caeiro, da Fundação Vasco Vieira de Almeida, entidade parceira da Teach for Portugal, que dinamiza atividades dentro de sala de aula sobre igualdade de género e cyberbullying.

Tendo como mote o tema da igualdade de género, os alunos puderam escutar o testemunho da Drª Isabel Gião de Andrade, que partilhou o seu percurso profissional no âmbito da Advocacia. Sensibilizou para os desafios e oportunidades com os quais se podem deparar ao longo das suas vidas, partilhando num diálogo interativo, ferramentas e estratégias para enfrentarem esses obstáculos.

Os alunos colocaram questões relacionadas com a temática e com as diferentes formas de discriminação da mulher no mercado de trabalho.

As convidadas deixaram a esperança de que qualquer um destes alunos pode ser o que quiser, independentemente do sítio de onde vem. No final da sessão algumas alunas da turma expressaram a sua vontade de ser astronautas.

Segundo o feedback obtido, a sessão foi “incrível”, “interessante” e “altamente” porque “pudemos saber mais sobre o tema de uma forna muito divertida”, “tivemos resposta às nossas perguntas” e “aprendemos muitas lições com a experiência da Isabel”. Os alunos mostraram-se bastante envolvidos, motivados e curiosos ao longo de toda a sessão, pedindo para às convidadas para estas irem à aula seguinte para poderem colocar mais perguntas.

Tendo como missão garantir que o código postal de uma criança não determina aquilo que serão as suas oportunidades (ou a falta delas) na vida, a Teach for Portugal promove, em conjunto com os seus parceiros, iniciativas e atividades que potenciem a ambição de todas as crianças e ajudem na construção dos seus sonhos.

Acreditamos que estes momentos são fundamentais para a construção dos alunos enquanto cidadãos e cidadãs conscientes de si, do mundo à sua volta e do seu papel ativo enquanto parte de uma sociedade. Envolver pessoas externas em atividades escolares é permitir que empresas e organizações façam parte da mudança. Com as suas experiências e histórias são, além de potenciadores de sonhos, agentes na construção do futuro destas crianças.