A importância da energia solar em Portugal (Eco-Escola)

Mar 05 2020

Os jovens repórteres do ambiente do 7ºA, da Escola Básica de Perafita, decidiram investigar, ao longo do mês de fevereiro, sobre a importância da energia solar no nosso país e no nosso concelho. Assim, começaram por tirar fotos de painéis fotovoltaicos (painéis que transformam a energia solar em energia elétrica) em habitações no concelho de Matosinhos.

      O aproveitamento da radiação solar, tanto como fonte de calor, como de luz, é uma das alternativas energéticas mais promissoras para o futuro. Ela é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens, não é poluente e é inesgotável, permitindo poupar recursos naturais findáveis e, ainda mais grave, poluentes, como por exemplo o carvão e o petróleo (combustíveis fósseis que necessitamos de importar).

      Após investigação, concluímos que Portugal é um dos países da Europa com maior disponibilidade de radiação solar. Em termos do número médio anual de horas de Sol, este varia entre as 2200 e as 3000, enquanto que, por exemplo, na Alemanha varia entre as 1200 e as 1700 horas. Esta grande disponibilidade pode ser aplicada no aquecimento (através de coletores) e na produção de energia elétrica (através de painéis fotovoltaicos) para consumo doméstico, nas nossas cidades, nas fábricas e na agricultura.